Institucional

Programa de Pós-graduação em Matemática celebra nota 7 em avaliação da Capes

Criado em 1971, PPGMAT alcançou nota máxima, pela primeira vez, na quadrienal que teve os resultados finais divulgados em dezembro de 2022

Pátio central do ICEx, que abriga a pós-graduação em matemática
Pátio central do ICEx, que abriga a pós-graduação em matemática Foto: Lucas Braga | UFMG

No ano em que completa 52 anos de história, o Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMAT) da UFMG celebra a nota 7 obtida, pela primeira vez, na avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (PPGs) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A comemoração da nota máxima do PPGMAT será feita em cerimônia às 16h30 desta quarta-feira, 29 de março, nos auditórios 1 e 2 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3). 

Mário Carneiro: trajetória do PPGMAT
Mário Carneiro: trajetória do PPGMAT Foto: Foca Lisboa | UFMG

Na ocasião, o professor emérito da UFMG Mário Jorge Dias Carneiro vai ministrar palestra sobre a história e a evolução da pós-graduação em matemática na Universidade. Também participarão da cerimônia o diretor do ICEx, Francisco Dutenhefner, primeiro doutor formado pelo PPGMAT, o coordenador do Programa, Luiz Gustavo Farah, a pró-reitora de Pós-graduação da UFMG, Isabela Pordeus, e o pró-reitor adjunto, Eduardo Neves.

Avaliado com a nota 6 no processo anterior, que considerou o período de 2013 a 2016, o PPGMAT, sediado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, foi um dos programas da UFMG que demonstraram evolução na avaliação do período 2017-2020, que teve o resultado final divulgado em dezembro de 2022.

O professor Luiz Gustavo Farah, coordenador do PPGMAT, atribui a nota máxima à qualidade do corpo docente e ao trabalho empreendido por todos os envolvidos no Programa, entre os quais, os discentes e os servidores técnico-administrativos. 

“O resultado revela a maturidade do Programa, que já está bem consolidado. É o trabalho de todos os envolvidos, feito de forma coletiva, que nos fez chegar a esse conceito e alcançar a nota 7 na última avaliação da Capes. Nós temos hoje um corpo docente muito qualificado, heterogêneo, que contempla várias áreas de pesquisa. Tudo isso, somado ao trabalho dos alunos, contribui para essa nota”, explica Farah.

PPGMAT
O Programa de Pós-graduação em Matemática da UFMG teve início em 1971, com a criação do curso de mestrado. Trinta anos depois, em 2001, foi criado o curso de doutorado, único desse nível na área de matemática em Minas Gerais. Ao longo desses 52 anos, já foram defendidas 387 dissertações de mestrado e 195 teses de doutorado, nas mais diversas áreas de pesquisa desenvolvidas no programa.

Hugo Rafael