Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada comemora os 50 anos do disco 'Harvest', de Neil Young

Em entrevista, jornalista e músico Thiago Pereira conta histórias sobre o álbum e sobre os artistas envolvidos

Apesar de ser o quarto trabalho solo do cantor, o disco foi responsável por lançar Neil Young ao estrelato
Apesar de ser o quarto trabalho solo do cantor, o disco foi responsável por lançar Neil Young ao estrelato Reprodução: Albumism

A programação de fevereiro do programa Noite Ilustrada começou em clima de comemoração. Neste mês, o álbum Harvest, considerado um dos grandes discos da década de 70, do Neil Young, completa 50 anos. Lançado dia 14 de fevereiro de 1972, o disco foi responsável por lançar Neil Young ao estrelato, mesmo sendo o 4º trabalho solo do artista. Tendo como carro chefe o single Heart of Gold, são muitas as histórias que giram em torno deste álbum, uma delas conta que a ideia de fazer um álbum mesclando folk e rock surgiu após o artista participar, em 1971, do programa comandado por Johnny Cash. 

Contando com parcerias como James Taylor, Orquestra Sinfônica de Londres, Linda Ronstadt e outras, Harvest foi um trabalho de muitas mãos e gravado em várias cidades, com poucas sessões simultâneas de gravação, em função das agendas dos artistas envolvidos. Neil Young sempre trouxe questões políticas para suas letras. No disco, as músicas Southern Man (Homem do Sul) e Alabama, por exemplo, criticam abertamente a forte segregação racial persistente no sul dos Estado Unidos. Recentemente, o cantor entrou em embate com a plataforma Spotify, se opondo à veiculação do podcast do comediante Joe Rogan, que corrobora para a disseminação de informações falsas sobre a covid-19 e a vacinação. 

Nesta terça-feira, dia 1°, o Harvest foi tema de entrevista no programa Noite Ilustrada, que recebeu o professor, jornalista, músico e pesquisador Thiago Pereira. Para o convidado, esse é um trabalho que captura bem o clima de ação entre amigos californianos, considerando que reuniu uma série de artistas em alta no contexto em que foi lançado, refletindo uma atmosfera típica da Califórnia dos anos 1970. O jornalista também falou sobre o repertório do álbum e as relações entre bandas e artistas da época e deu mais detalhes sobre a briga de Neil Young com o Spotify na última semana, que levou o artista a remover seus discos da plataforma. 

“O Neil Young é um sujeito de personalidade forte, é o que dizem muitos que o circundaram durante a vida, e o circundam até hoje. Ele é uma espécie de força da natureza. De alguma maneira, a carreira dele prova isso: ele faz o que quer, não abre concessões e não foge da boa briga”, comentou o músico. Pereira refletiu sobre o contexto social ao qual se inscrevem os discos do cantor e sua relação com as causas que sempre defendeu, e também contou algumas das histórias que permeiam o clássico.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O disco Harvest, de Neil Young, continua disponível nas demais plataformas de streaming de música.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória