Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada recebe Paula Gaitán, homenageada da Mostra de Cinema de Tiradentes

Programa traz a trajetória da diretora e artista plástica

Paula Gaitán em debate na 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Paula Gaitán em debate na 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes Imagem: Netun Lima I Divulgação

A diretora e artista plástica Paula Gaitán é a homenageada da 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Paula estudou Artes Plásticas e Fotografia pela Universidade de Los Andes, em Bogotá. Foi trabalhando com fotografia e direção de arte que ela conheceu Glauber Rocha, casaram-se em 1977 e vieram morar no Brasil. 

Em parceria com um dos mais influentes criadores do Cinema Novo, Paula fez toda a direção artística de A Idade da Terra, além de realizar alguns trabalhos gráficos junto dele, como o cartaz do primeiro trabalho em parceria e de Cabeças Cortadas, de 1970. Também fez parte das ilustrações do livro Nascimento dos Deuses

A sua estreia como cineasta foi com Uaka, quando a diretora registrou o ritual do Kuarup na aldeia takumã do Xingu. O interesse plástico e sensorial da artista fica claro nesta primeira produção, mostrando os primeiros passos no documentarismo poético. 

Paula também registrou o último ano de Glauber Rocha na cidade de Sintra, em Portugal. As imagens deram origem a uma de suas obras mais reconhecidas, Diário de Sintra. A cineasta também dirigiu o clipe Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares, lançado em 2017. 

Para saber mais sobre a homenageada, sua trajetória, e sua participação na Mostra de Cinema de Tiradentes, o programa Noite Ilustrada recebeu a artista e cineasta Paula Gaitán.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Isadora Oliveira e Maron Filho, sob orientação de Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda