Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada recebe Roberto Menescal no Dia Nacional da Bossa Nova

Um dos fundadores do gênero, músico conversou com o apresentador Luiz Fernando Freitas nesta terça-feira, 25

Menescal é um dos precursores da bossa nova
Menescal é um dos precursores da bossa nova Divulgação / www.robertomenescal.com.br

Esta terça-feira, 25 de janeiro, é o Dia Nacional da Bossa Nova. A data é uma iniciativa da produtora artística Solange Kafuri, que reuniu nomes como Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Magda Botafogo, Patrícia Alvi e muitos outros músicos para escolherem a data de comemoração. A escolha foi o dia de nascimento do mestre Tom Jobim, que completa 95 anos em 2022.

A bossa nova foi o gênero musical responsável pelo reconhecimento internacional da música brasileira e até hoje é um dos estilos escutados mundo afora, fazendo parte de trilhas sonoras de filmes de Hollywood e até samples de pop, rap e rock no exterior. Chega de Saudade, composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, lançada em 1958, é considerada o marco da bossa nova, e abriu as portas para os anos de ouro desse gênero musical, que passou pelo seu período de decadência nos anos 70, culminando no desenvolvimento da Música Popular Brasileira (MPB).

O violonista, guitarrista e produtor musical Roberto Menescal, um dos fundadores da bossa nova, foi o convidado do programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 25, para um bate-papo sobre o gênero e o movimento com o apresentador Luiz Fernando Freitas.

Ouça a entrevista no SoundCloud.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luíza Glória