Notícias Externas

Programa Universo Literário discute o legado de James Joyce

Completaram-se neste mês 80 anos da morte do romancista irlandês

James Joyce, em 1915.
James Joyce, em 1915Imagem: Alex Ehrenzweig/ Domínio público

O dia 13 de janeiro marcou os 80 anos da morte do romancista, contista e poeta irlândes James Joyce. Nascido na cidade de Dublin, em 2 de fevereiro de 1882, ele é considerado um dos principais autores e um dos mais influentes do século XX. A sua principal obra, Ulysses, é inspirada na Odisséia, obra atribuída a Homero, e narra um dia na vida de um homem comum. 

Em suas histórias, Joyce explora a vida em Dublin, cidade onde nasceu e ambientou várias de suas narrativas, assim como a vida nas cidades cosmopolitas. Seus livros lhe renderam a alcunha de autor da vida moderna. Também chama a atenção o modo como James Joyce explorou os fluxos de consciência dos seus personagens, realizou associações oníricas e fez citações literárias, muitas vezes de forma satírica e bem humorada. 

James Joyce morreu no dia 13 de janeiro de 1941, aos 58 anos de idade, vítima de uma úlcera duodenal perfurada e de uma peritonite generalizada, durante uma cirurgia.

Para homenagear o escritor James Joyce e conhecer mais sobre sua obra, o programa Universo Literário recebeu o professor da Faculdade de Letras aqui da UFMG Marcel Santos, pós-doutor em Estudos Literários pela University of Nottingham, na Inglaterra.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alexandre Miranda