Inscrições para programas do Ieat podem ser feitas até meados de março

Propostas devem ter perfil transdisciplinar e inovador

Detalhe de equipamento do Laboratório de Cristalografia, instalado no Departamento de Física Lucas Braga / UFMG

Continua aberto o prazo de indicações para três programas do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat): Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos, Cátedras Fundep/Ieat e Professor Residente. As iniciativas têm o propósito de estimular a colaboração de pesquisadores da UFMG com colegas e grupos do exterior, favorecendo o avanço de investigações de natureza transdisciplinar.

Cento e dezoito professores já participaram dos programas. Segundo o diretor do Ieat, Estevam Las Casas, que é professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia, a vinda de docentes de outras instituições favorece o surgimento de pesquisas e projetos de ponta.

“Na nossa última chamada, recebemos um professor que propôs intercâmbio que vai resultar na criação de novo doutorado, outro nos convidou para integrar um novo centro de estudos latino-americanos e uma professora italiana que nos ajudou a desenvolver um projeto de cooperação nas áreas de alimentos e agroindústria", exemplifica Las Casas. Essas iniciativas só foram possíveis graças aos programas do Ieat", acrescenta.

As inscrições para Professor Residente vão até 20 de março. Há seis vagas, e podem participar docentes da UFMG em exercício e eméritos ou aposentados que desenvolvam atividades como voluntários na Universidade. Para as Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos e as Cátedras Fundep/Ieat, as inscrições serão encerradas em 15 de março.

Leia mais sobre as chamadas em matéria publicada pelo Portal UFMG, em janeiro.