Projeto em benefício de Brumadinho divulga resultado de sua primeira chamada
Professora da Arquitetura é a responsável por proposta selecionada; outras 14 chamadas seguem abertas
Foi divulgado nesta quarta-feira, 20, o resultado da primeira chamada pública do Projeto de Extensão Brumadinho-UFMG, lançada no último dia 8. A professora Natacha Araújo Rena, da Escola de Arquitetura, teve escolhida, pelo Comitê Técnico-Científico do projeto, sua proposta para construção, manutenção e alimentação de plataforma interativa que vai propiciar acesso a informações e documentos referentes ao desastre e aos processos judiciais em curso.
Candidataram-se outros quatro docentes, de diferentes unidades: Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Instituto de Geociências (IGC) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
Natacha Rena tem experiência no trabalho com plataformas digitais: um dos três projetos de extensão que ela coordena é, justamente, uma plataforma on-line de caráter coletivo e colaborativo, a Urbanismo Biopolítico (PUB).
O Projeto de avaliação de necessidades pós-desastre do colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Projeto Brumadinho-UFMG) foi formalizado há pouco mais de um mês pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Coordenado pelo professor Ricardo Machado Ruiz, da Face, tem o objetivo principal de auxiliar a 6ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte a identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano.
Foram lançadas, na última segunda-feira (18), outras 14 chamadas públicas para selecionar subprojetos. Coletas de amostras biológicas, de rejeitos, mapeamento de solo e identificação da população atingida são algumas das demandas que devem ser atendidas pelos candidatos. A chamada 02, “Mapeamento de uso e cobertura do solo na sub-bacia do Ribeirão Ferro-Carvão”, aceita propostas até a próxima quinta-feira (28). As demais têm prazos mais estendidos, de 9 de dezembro deste ano a 25 de maio de 2020.
O público preferencial das chamadas são pesquisadores e professores da UFMG. As propostas devem conter descrição das etapas e atividades de execução, sequência e cronograma, despesas, aquisição de equipamentos e serviços, programação de entrega de relatórios parciais, finais e de apresentações e a definição de indicadores de cumprimento de atividades e fases.
As chamadas estão disponíveis no site da Proex, com seus respectivos prazos de submissão indicados. Outras informações podem ser solicitadas pelo email projetobrumadinhoufmg@ufmg.br.