Notícias Externas

Projeto dá autonomia para UMEIs e reformula cargos e salários

Proposta da Prefeitura que modifica aspectos da educação infantil é questionada por sindicato

UMEI Santa Rosa
UMEI Santa Rosa Flickr PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte enviou à Câmara projeto de lei que muda vários aspectos da área administrativa das 131 UMEIS, Unidades Municipais de Educação Infantil, e altera a progressão de salário dos quase 6 mil professores dessa etapa de ensino. Hoje, as UMEIS são vinculadas a uma escola-sede. Pelo projeto, elas passariam a ser unidades autônomas, transformadas em EMEIS, Escolas Municipais de Educação Infantil, com diretor escolar, vice-diretor, coordenador pedagógico e secretário escolar.

A Prefeitura argumenta que as mudanças trazem melhorias para unidades e servidores. Já o sindicato da categoria reivindica que os docentes da educação infantil tenham a mesma carreira dos professores do ensino fundamental.

ouca-a-reportagem-de-alicianne-gonçalves-23-11-2017.mp3

Reportagem veiculada no Jornal UFMG desta quinta-feira, 23 de novembro de 2017.