Pesquisa e Inovação

Projeto de alunas da UFMG e do CDTN recebe prêmio “Embaixadores Nucleares”

Iniciativa visa impulsionar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios

A estudante do curso superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Bárbara Braga, e egressas da Faculdade e mestrandas do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Laura Cardoso e Natália Fonseca, venceram a primeira edição do “Embaixadores Nucleares”, iniciativa criada pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben). O trio desenvolveu o projeto Nucleotiza - Nuclear Conscientiza, que tem como objetivo a impulsionar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios.

O projeto é uma resposta ao desafio de apresentar as aplicações das tecnologias nucleares e suas contribuições conforme os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação das vencedoras será realizada durante a Conferência Internacional Nuclear do Atlântico, que ocorrerá de 21 a 15 de outubro, em Santos. Na ocasião, além de receber o título de embaixadoras nucleares, as estudantes irão apresentar o projeto vencedor aos participantes do evento.

Entrevistados: Bárbara Braga (aluna Radiologia UFMG), Laura Takahashi (mestranda Radioatividade Ambiental CDTN) e Natália Fonseca (mestranda Radioatividade Ambiental CDTN)

Equipe: Larissa Costa (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo).