Projeto Escola de História da Ciência tem atividades programadas para as férias

Formação, gratuita, é destinada a professores do ensino fundamental e médio

Niels Bohr e Albert Einstein, na Holanda, em 1925: dupla protagonizou um dos mais célebres debates da história da ciência
Niels Bohr e Albert Einstein, na Holanda, em 1925Paul Ehrenfest / Wikimedia Commons / Domínio Público

O projeto de extensão Escola de História da Ciência está com inscrições abertas, até 10 de dezembro, para debates e minicursos. São ofertadas 120 vagas para a formação, gratuita, que será realizada de 28 a 31 de janeiro, com carga horária de 30 horas.

As atividades são destinadas a professores de química, física, matemática, biologia e história das redes pública e privada de ensino fundamental e médio. Também podem participar estudantes de graduação e pós-graduação dessas áreas de ensino, além de outros interessados. A formação é coordenada pelo professor Mauro Condé, do Departamento de História da UFMG.

Métodos em história da cartografia, saúde, meio ambiente e educação, história dos animais e filosofia da tecnologia estão entre os temas contemplados nas conferências.

Entre os minicursos, um dos destaques é  A controvérsia Bohr/Einstein no desenvolvimento da mecânica quântica, que vai resgatar o famoso debate travado entre Albert Einstein e Niels Bohr, no fim da década de 20 e início da década de 30 do século passado, sobre a interpretação da mecânica quântica e o fenômeno hoje conhecido como emaranhamento quântico.

Para se candidatar, o interessado precisa enviar e-mail para ufmgescolahc@gmail.com. O campo "assunto" deverá ser preenchido com Escola HC 2019. No corpo da mensagem, deverão constar nome, área de formação (completa ou em andamento), área profissional e, para professores, instituição na qual trabalha.

Os conteúdos do programa englobam conhecimentos de história, filosofia, cartografia, educação, meio ambiente e saúde. Veja a lista das atividades.