Arte e Cultura

Projeto reúne velha guarda e novas gerações de chorinho em BH

‘A Praça do Choro é Nossa’ é uma realização do grupo Regional da Serra, referência do choro na capital mineira

Apresentações totalmente gratuitas se estendem até o dia 5 de fevereiro em BH e Região Metropolitana
Apresentações totalmente gratuitas se estendem até o dia 5 de fevereiro em BH e Região Metropolitana Lina Minz/Divulgação

Formado por músicos contemporâneos da capital mineira, o grupo Regional da Serra é fruto da história do Chorinho de Belo Horizonte. Nascido em 2015, Regional da Serra é hoje uma referência da nova geração do chorinho na cidade. Para celebrar a tradição e a renovação do gênero em BH, o grupo realiza, de 9 de janeiro a 5 de fevereiro, o projeto A Praça do Choro é Nossa, que reúne ícones da velha guarda e jovens expoentes em rodas que acontecem em feiras livres de várias regiões da capital mineira. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o projeto procura difundir o choro também por meio da descentralização e da inserção da música no cotidiano da população. 

Além da programação de shows, no dia 5 de fevereiro, com a presença do grupo paulista Regional Imperial, referência nacional da nova geração de chorões, o grupo realiza uma oficina gratuita, direcionada a músicos interessados em aprofundar conhecimentos na linguagem do choro. Encerrando a programação, também no dia 5, uma grande roda irá unir os integrantes do grupo paulista, do Regional da Serra e chorões de BH e Região Metropolitana. Para bater um papo sobre o chorinho e saber mais sobre o projeto A Praça do Choro é Nossa, o programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 7, recebeu o pandeirista do Regional da Serra, Daniel Nogueira. 

O artista contou como começou sua história no choro e no grupo e falou sobre a importância de, além de tentar fazer a própria história, estudar os grandes compositores, que têm sempre algo a ensinar. Sobre a iniciativa, Nogueira comentou sobre a conexão da rua com a academia presente no chorinho, que se reflete na proposta de descentralização do projeto. “A ideia foi sair desse centro assim, sempre foi nessa região da Savassi, na região centro-sul, que estava presente as rodas de choro. Então a ideia é levar o choro para essa região da cidade que não tem acesso a essas rodas. Mas é na praça, um local gratuito, para todo mundo que tiver passando ali. Vai ser aberto pro público, no dia a dia. Sem muito compromisso”, explicou.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A programação do projeto A Praça do Choro é Nossa é totalmente gratuita e começa neste domingo, 9, na Feira Bairro da Graça (Rua Itapagipe, Concórdia) e vai até 5 de fevereiro. Serão realizadas rodas na Praça do Cristo, na Região do Barreiro, na Feira Venda Nova e na feira do Bairro Alto dos Pinheiros, sempre aos fins de semana. Informações sobre as datas e endereço completo dos locais estão disponíveis na conta do grupo Regional da Serra no Instagram. Para participar de eventos presenciais durante a pandemia, o distanciamento, higienização das mãos e uso das máscaras seguem sendo importantes. Para que os estabelecimentos e eventos cumpram os protocolos de segurança e sejam seguros, é preciso que todos façam sua parte.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael