Extensão

Projetos acadêmicos de graduandos e de ações afirmativas podem concorrer a financiamento

Atividades relacionadas a ações afirmativas e projetos acadêmicos desenvolvidos por estudantes de graduação podem concorrer a apoio financeiro definido por duas chamadas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O objetivo é fortalecer iniciativas e incentivar os estudantes a "se colocarem como produtores e protagonistas”, segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago.

As propostas devem ser submetidas até às 23h59 do dia 16 de maio, exclusivamente pelos endereços eletrônicos sadm@prae.ufmg.br e chamadaspraeufmg@gmail.com.

É a primeira vez que a UFMG, por meio da Prae, vai financiar projetos propostos diretamente por estudantes. As propostas de atividades de ação afirmativa financiáveis na chamada incluem campanha de difusão cultural, ciclo de estudos, exposição, mesa-redonda, simpósio e similares, a serem realizadas obrigatoriamente no âmbito da UFMG. As ações devem promover o combate a desigualdades e a garantir o princípio de equidade de direitos entre estudantes.

Para Licínia Correa, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, outro aspecto a ser ressaltado é “a possibilidade de podermos colaborar para o reconhecimento e para a visibilidade de coletivos estudantis que se organizam em torno das temáticas racismo, sexismo, capacitismo, machismo, homofobia, transfobia e outras formas de discriminação”.

Os projetos acadêmicos podem ter a forma de produção técnica, artística e cultural, articulados a estudos e pesquisas em unidades da UFMG, em todas as áreas do conhecimento; devem ser recomendados por docente, com anuência da diretoria da unidade acadêmica. Para ambos os casos, serão contempladas dez propostas que receberão aporte de até R$ 2 mil e que deverão ser executadas no ano letivo de 2016.

Leia mais sobre formato dos projetos, itens financiáveis e não financiáveis, entre outros aspectos: Ações afirmativas e Projetos acadêmicos.