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Proposta de normas para graduação sedimenta práticas e aprendizados, diz pró-reitor

Ricardo Takahashi explica pontos principais da proposta: reconfiguração de currículos em quatro dimensões
Ricardo Takahashi explica pontos principais da proposta: reconfiguração de currículos em quatro dimensões Foca Lisboa / UFMG

A Pró-reitoria de Graduação reuniu, na tarde de hoje (sexta, 24), no campus Pampulha, gestores, docentes, servidores e estudantes para apresentar, esclarecer e receber sugestões sobre as novas normas gerais para a graduação da UFMG, reunidas em anteprojeto.

O processo foi iniciado há cerca de um ano e meio, e espera-se que seja concluído até junho deste ano.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, “grande parte do conjunto de normas sedimenta práticas e aprendizados acumulados em muitos anos”, promovendo melhorias e removendo obstáculos mais operacionais que conceituais.

Ele acrescentou que as mudanças também visam atender às novas demandas da sociedade, marcada hoje por relações mais complexas. "Os mecanismos de geração de conhecimento vêm mudando, sobretudo de duas décadas para cá, e os egressos de nossos cursos devem ser capazes de lidar com isso”, afirmou Takahashi.

Depois de apresentar uma breve cronologia de mudanças, internas e externas, que afetaram a estrutura da graduação na Universidade desde 1990, o pró-reitor salientou que, no lugar da fragmentação – criam-se novos cursos, e os profissionais ficam “confinados” em suas áreas –, a opção deve ser pela convergência, pela troca de experiências e pela transversalidade, que proporcionam aos estudantes caminhos múltiplos.

Segundo Takahashi, o anteprojeto procura estabelecer que os cursos se mantenham como guardiões da identidade de suas áreas de conhecimento e atuação, mas também ocupem espaços de convergência e de experimentação. “A graduação deve ainda estar estruturada para uma relação cidadã com o público, lidando com a inclusão de deficientes, estudantes mães, pessoas em situação de sofrimento mental e refugiados políticos, entre outros”, afirmou.

Quatro dimensões 

A reconfiguração dos currículos contemplaria, segundo o anteprojeto e em linhas gerais, quatro dimensões: a formação específica (disciplinas obrigatórias e optativas), a complementar (disciplinas e atividades fora da formação característica do curso, incluindo mobilidade acadêmica), formação geral (disciplinas não específicas, como redação de textos científicos, por exemplo) e formação avançada (atividades da pós-graduação).

Ricardo Takahashi
Ricardo Takahashi Foca Lisboa / UFMG

Uma das principais novidades da proposta para as novas normas é o chamado tronco comum – partes de currículos comuns a vários cursos – que pode mesmo vir a constituir estrutura de ingresso na Universidade. “Nesse caso, o aluno poderá, ao concluir um curso, ganhar o direito a solicitar a continuidade dos estudos, visando obter um segundo diploma”, anunciou Ricardo Takahashi [foto], acrescentando que cursos do ICEx já consideram a possibilidade de estabelecer entrada comum. Ele disse ainda que estruturas formativas novas passariam a contar com coordenações e regulamentos próprios.

Experiências
Na explanação do anteprojeto, o pró-reitor de Graduação chamou a atenção para a possibilidade de experiências como trajetórias acadêmicas híbridas – combinando percursos e formatos (presencial e a distância, por exemplo) – e cursos de oferta temporária, que poderiam ser rediscutidos e incorporados ou não, e outros em atendimento a demandas pontuais, também por prazo limitado.

A proposta das novas normas, organizada com base em sugestões de cerca de 500 membros da comunidade acadêmica, trata também de formas de integralização dos currículos – incorporando oficialmente atividades extraordinárias, sem notas, e comprovação de conhecimentos, como em idiomas estrangeiros – e regras de ingresso e cancelamento de registro.

Coordenadores de cursos presentes à reunião sugeriram, entre outros tópicos, a não obrigatoriedade de os alunos cursarem disciplinas de cursos ou departamentos diferentes e comentaram que o debate sobre mudanças na graduação pode gerar regras que deem respaldo a propostas inovadoras tanto relacionadas à gestão curricular quanto a práticas docentes.

A comunidade poderá enviar sugestões sobre as novas Normas Gerais de Graduação até 28 de abril, pelo e-mail normasgrad@prograd.ufmg.br. O texto final deverá ser aprovado pela Câmara de Graduação até 30 de maio, antes que o assunto tramite no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), durante o mês de junho. Leia o anteprojeto.