Prorrogadas inscrições para o Programa Residentes, do Ieat
Docentes da UFMG têm até 18 de novembro para formalizar candidaturas; inscrições para o Programa Cátedra estarão abertas até 13 de dezembro
As inscrições para o Programa Residentes, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, foram prorrogadas até o dia 18 de novembro. Há seis vagas, contemplando as áreas do conhecimento de Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida, incluindo Saúde, e Ciências da Natureza e Tecnologias.
Os candidatos devem se inscrever por meio do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br. No campo “assunto”, deve constar “nome do candidato” – Candidatura Programa Professor Residente Ieat 2024. A residência deverá ser realizada no período de 3 de março a 31 de dezembro de 2025. Mais informações estão na página do Ieat.
Os pesquisadores aprovados deverão realizar, durante o período de residência, ao menos uma atividade acadêmica: palestra, curso de curta duração, oficina e/ou workshop sobre o seu tema de pesquisa. Os residentes também poderão, a seu critério, oferecer, em conjunto, atividades geradoras de créditos, com carga horária mínima de 30 horas-aula, para estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG.
Cátedra
No caso da chamada do Programa Cátedra, financiada pela Fundep, a Fundação de Apoio da UFMG, as submissões podem ser feitas até 13 de dezembro de 2024 pelo endereço editais@ieat.ufmg.br.
As candidaturas devem ser apresentadas por docentes da UFMG, com comprovada atuação na área de conhecimento da indicação e em campo de trabalho com potencial transdisciplinar. Os proponentes das indicações aprovadas serão os anfitriões dos catedráticos na Universidade. O formulário de inscrição e os documentos exigidos devem ser encaminhados.
Para a Cátedra Visitante (duração de 3 a 12 dias), será concedido suporte financeiro por meio de diárias de R$ 1 mil, proporcionais ao período da visita. Os ocupantes da Cátedra Residente (15 a 30 dias) receberão, por sua vez, bolsa de, no máximo, R$ 28 mil, também proporcional ao período de permanência do catedrático na UFMG.
O programa Cátedra Fundep Ieat visa contribuir para o avanço da pesquisa transdisciplinar na UFMG e estimular a presença na Universidade de pesquisadores de referência internacional, cuja colaboração incentive o desenvolvimento de ações que podem ser desdobradas em publicações e eventos internacionais.