Pesquisa e Inovação

Publicada nova edição da revista (Des)troços, com o tema ‘Desobediências’

Periódico é produzido por grupo da UFMG que estuda o estado de exceção no Brasil

..
Quinto volume tem a proposta de repensar a prática política com base na ideia de desobediênciaImagem: capa (Des)troços

Está publicado o quinto volume da Revista (Des)troços, fruto do trabalho do grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, da UFMG. O volume, com o dossiê temático Desobediências, contém nove artigos e duas produções artísticas.

Neste quinto número, a proposta é repensar a prática política a partir da desobediência. Como escrevem os editorialistas, “os métodos tradicionais de controle e/ou resistência ao poder político estratificado já não são suficientes para alterar o status quo ou para provocar mudanças concretas e efetivas em resposta às demandas da sociedade”. Ainda segundo os editores, “nas praças em que corpos desobedientes se aglutinam na formação do espaço político, os afetos do combate anunciam a possibilidade de um novo porvir inegavelmente desutópico, no qual a experiência da desobediência se constitui como uma nova prática política que rompe com a separação e com a hierarquia em nome do comum”.

Alguns dos pesquisadores que participam dessa edição são Bárbara Nascimento de Lima, doutoranda em Filosofia Radical e Teoria Crítica do Direito e do Estado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG, Alexander Livingston, professor da Cornell University (EUA), José Luis Ferraro, professor da PUC-RS, e William E. Scheuerman, professor da University of Indiana (EUA).

Já podem ser apresentadas propostas de trabalhos para o sexto volume, em que será abordado o tema An-arquia e anarquismos. Outras informações estão no site da (Des)troços.