Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa tem programação especial no Novembro Negro

Produções destacam protagonismo negro na Universidade, na literatura e nos esportes

Série 'Escritas literárias' apresenta poesia de Conceição Evaristo
Série 'Escritas literárias' apresenta poesia de Conceição Evaristo Foto: Fora do Eixo (CC BY-SA)

Ao longo deste mês, a Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, veicula diversas produções especiais no contexto do Novembro Negro, que agrega as atividades realizadas na Universidade com foco na consciência negra, celebrada no dia 20 de novembro.

A série Trajetórias negras da UFMG reúne perfis de pessoas da comunidade universitária, como estudantes, professores, trabalhadores técnico-administrativos em educação e mestres de saberes populares, que falam sobre suas próprias histórias e ideias acerca de temas como ancestralidade, racismo e cotas étnico-raciais. A produção é de Tiago de Holanda, com Alice Pimenta e Bella Corrêa.

Outra série, Escritas literárias, apresenta pílulas literárias com textos de autores e autoras negros, como Anelito de Oliveira, Conceição Evaristo e Maria Firmina dos Reis. As gravações foram feitas por integrantes da equipe Cedecom. A produção é de Jaiane Souza, com Lírio Ramos e Jade Barbosa.

Com quatro episódios, a série Marcas no esporte retrata acontecimentos históricos que simbolizam a luta contra o racismo e a busca pelo protagonismo esportivo negro, com os temas Vasco e a Resposta Histórica, Jesse Owens desafia o nazismo, Irmãs Willians reinam no tênis e Lewis Hamilton, pioneiro na Fórmula 1. A produção é de Clarice Oliveira, com João Faustino e Natália Oliveira.

Além das séries, haverá entrevistas temáticas nos programas Universo Literário, Conexões e Expresso 104,5 – este último receberá convidados no estúdio da Rádio, localizado na Praça de Serviços da UFMG, no campus Pampulha. A produção envolve Alessandra Dantas, Aline Assis, Breno Rodrigues, Dairine Moreira, Jade Barbosa, Jaiane Souza, João Faustino, Lirio Ramos e Natália Oliveira.

No dia 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o programa Conexões apresentará a mesa-redonda Ser negro no Brasil, das 10h às 12h. A produção tem participação de Alessandra Dantas, Dairine Moreira e Natália Oliveira.

O Novembro Negro da Rádio UFMG Educativa conta com trabalhos técnicos de Clarice Oliveira, Cláudio Zazá e Thiago França e identidade sonora elaborada por Bruno Vasconcelos. A coordenação de produção é de Luiza Glória e do professor Eduardo Jesus.

Os conteúdos ficarão disponíveis na página da emissora e nos perfis da Rádio UFMG Educativa no SoundCloud e no Spotify.