Extensão

Projeto Respirar auxilia na reabilitação pulmonar pós-covid-19

Serviço é oferecido por professores e estudantes da EEFFTO; grande parte dos pacientes consegue interromper o uso de oxigênio antes do fim do programa

O Projeto Respirar, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), oferece reabilitação a pacientes com doenças pulmonares crônicas. Desde o início da pandemia, a iniciativa passou por mudanças. Em um primeiro momento, foi realizado o telemonitoramento das pessoas que já eram acompanhadas pelo projeto da UFMG. Desde setembro de 2020, são realizadas consultas que também beneficiam pacientes diagnosticados com covid-19. De setembro de 2020 a fevereiro de 2021, foram realizadas 98 avaliações, e nove pessoas receberam alta.  

O coordenador do Projeto Respirar, professor Marcelo Velloso, explica que o telemonitoramento incluía acompanhamento de sinais e sintomas relacionados às doenças dos pacientes e orientações sobre o isolamento social e medidas de prevenção da covid-19. No teleatendimento, os pacientes são reavaliados por meio de videochamadas e fazem os exercícios com supervisão da equipe da UFMG.

O tratamento tem duração de oito semanas. São duas sessões semanais, cada uma com uma hora e meia de duração. Os pacientes realizam treinos aeróbico e resistido e aplicam técnicas para melhorar a ventilação pulmonar e remover a secreção. A doutoranda em Ciências da Reabilitação pela UFMG Bianca Carmona Rocha destaca que grande parte dos atendidos consegue interromper o uso de oxigênio antes do fim do programa. 

A TV UFMG conversou com duas pacientes do projeto, a professora aposentada Eliana Teixeira de Assis e a operadora de telemarketing Maria Cristina Cardoso Silva. Ambas foram internadas por causa de complicações da covid-19 e encaminhadas à UFMG após receberem alta. Elas relatam melhora significativa em tarefas simples, como conversar ou fazer uma caminhada.

Reabilitação é gratuita
O professor Marcelo Velloso divide a coordenação do Projeto Respirar com a fisioterapeuta Liliane Patrícia de Souza Mendes, doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Atuam no projeto 23 alunos do curso de graduação em Fisioterapia, dois pós-graduandos em Ciências da Reabilitação e uma fisioterapeuta colaboradora. 

A reabilitação é gratuita e, devido à demanda crescente, há lista de espera para novos pacientes. Outras informações estão no perfil do Instagram Respirar UFMG

Entrevistados: Marcelo Velloso (coordenador do Projeto Respirar e professor do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO), Bianca Carmona Rocha (doutoranda em Ciências da Reabilitação na UFMG), Eliane Teixeira de Assis (professora aposentada) e Maria Cristina Cardoso Silva (operadora de telemarketing)

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)