Reitoria anuncia medidas para ampliar segurança

A Reitoria da UFMG acaba de divulgar nota à comunidade universitária na qual informa que serão tomadas e intensificadas medidas para ampliar a segurança no campus Pampulha. A nota, assinada pelo reitor, Jaime Ramírez, e pela vice-reitora, Sandra Almeida, foi divulgada no início da noite desta sexta-feira, 25/08, e informa que as ações foram articuladas e serão implementadas “diante dos episódios registrados recentemente”.

O documento informa que serão “ampliadas as rondas realizadas pela equipe da segurança universitária” e será intensificada a atuação da "Polícia Militar no entorno da UFMG e nas vias de acesso ao campus Pampulha”, bem como nas “vias internas e estacionamento”, principalmente no período noturno. Também será implantada “vigilância nos ônibus de circulação interna”; haverá “aumento e melhoramento da iluminação nas áreas de circulação”; serão instaladas “câmeras especiais de monitoramento nas entradas principais do campus" e será ampliada a cobertura daquelas existentes [o campus Pampulha conta com mais de 1.300 câmeras]. Também será adotado "maior controle de pedestres e veículos”.

Além das medidas emergenciais, o reitor e a vice-reitora anunciaram que será formada força-tarefa para "aprimorar o Plano Diretor de Segurança Universitária, estabelecendo medidas que visem ampliar a segurança nos espaços da UFMG a médio e longo prazo”.

Leia o documento na íntegra.