Relação contemporânea das crianças com o folclore é abordada na UFMG

Estudantes do Ciclo Básico do Centro Pedágógico UFMG contam quais figuras folclóricas são as preferidas deles

As novas tecnologias, como YouTube e redes sociais alteram a relação das crianças com o folclore brasileiro? Neste dia Nacional do Folclore - as tradições populares estabelecidas através de lendas, danças, mitos, entre outras manifestações.

O termo foi criado por William John Thom em 1846 e foi constituído pelas palavras folk (povo) e lore (conhecimento). Logo, entende-se como folclore as tradições populares estabelecidas através de lendas, danças, mitos, entre outras manifestações. Marcada principalmente pelas heranças culturais passadas, a tradição folclórica continua a ser fonte de aprendizagem e conhecimento para diversas gerações – além de ser importante para a construção de novas identidades culturais.

Na reportagem da TV UFMG, crianças do Ciclo Básico do Centro Pedagógico UFMG contam quais figuras do folclore são marcantes para elas, e o professor Gustavo Cortes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG analisa a cultura popular.

Vídeo Folclore

Edição de conteúdo: Ruleandson do Carmo