Lazer e esporte

Relação entre ciência e futebol é abordada no Programa Dois Pontos

Professores da Universidade analisam aspectos técnicos, científicos e sociais do mais popular esporte do mundo

As seleções de futebol de 32 países disputam, a partir do próximo dia 14, na Rússia, a Copa do Mundo 2018, uma das mais importantes competições do universo esportivo. Objeto da paixão de bilhões de pessoas ao redor do mundo, o futebol também interessa à ciência.

Na UFMG, o esporte é abordado em sala de aula, pesquisado em diferentes perspectivas e trabalhado em projetos de extensão. O Departamento de Educação Física da Universidade abriga duas frentes de estudo sobre o futebol: o Programa de Formação de Profissionais para o Futebol e o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut).  A edição de junho do programa Dois Pontos, da TV UFMG, recebeu o subcoordenador do programa de formação, Eduardo Pimenta, e o coordenador do GeFut, Silvio Ricardo da Silva.

Foram debatidos, entre outros temas, aspectos técnicos como preparo físico para a prática do esporte, idade para jogar, seleções mais bem preparadas e questões sociais como paixão pelo futebol, machismo em campo e nos estádios, homofobia, assédio e abuso sexual.

Assista ao programa.

Outro grupo de pesquisa da UFMG também participou da edição de junho do Dois Pontos. Durante a Copa do Mundo, os bolões de aposta acerca da provável seleção vencedora da disputa são muito populares pelo Brasil. Mas a ciência tem métodos para tentar prever o ganhador da Copa. De acordo com o grupo Probabilidades no futebol, do Departamento de Matemática, a seleção do Brasil é a que tem mais chances de se sagrar campeã, seguida da Espanha e da Alemanha. Essa estimativa é feita com base em rankings recentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Sobre o programa
O Dois Pontos é um programa mensal de entrevistas em que pesquisadores da Universidade analisam temas do cotidiano sob diferentes perspectivas. No Canal Universitário (14, da OiTV, e 12, da NET), a atração é exibida às segundas, às 19h30, às terças e quintas, às 20h, às quartas e sextas, às 12h.

Entrevistados: Eduardo Pimenta, subcoordenador do Programa de Formação de Profissionais para o futebol da UFMG, e Silvio Ricardo da Silva, coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da UFMG
Apresentação: Ruleandson do Carmo
Produção: Ruleandson do Carmo
Edição: Marcia Botelho, Otávio Zonatto
Equipe de estúdio: Márcia Milagres, Samuel  do Vale, Mario Quinaud e Ravik Gomes.