Palestra aborda relação entre alterações no fígado e horário de alimentação

Professora do ICB apresentará resultados de pesquisas que associam relógio biológico a doenças metabólicas

Maristela de Oliveira Poletini apresentará pesquisas do Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo do ICB
Maristela Polentini apresentará resultados de pesquisas do Laboratório de Endocrinologia e MetabolismoFoca Lisboa / UFMG

A importância do horário da alimentação para o relógio hepático será tema da palestra promovida pelo grupo Liver Center UFMG, nesta quarta-feira, 25, às 9h30, no Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no campus Saúde. A convidada é a professora Maristela de Oliveira Polentini, do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG. A palestra, gratuita, é aberta a todos os profissionais e graduandos da área da saúde interessados no tema.

No evento, serão apresentadas as relações conhecidas pela ciência entre a alimentação e o fígado, que pode sofrer alterações em sua fisiologia devido a variações nos horários em que essas refeições são consumidas. Também serão mostrados resultados recentes de pesquisas realizadas no Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo, coordenado por Poletini, que buscam entender os mecanismos que estão por trás das respostas que o fígado dá a essas variações.

Maristela Poletini explica que os horários de alimentação estão atrelados a hábitos modernos, em descompasso, muitas vezes, com o funcionamento do relógio biológico. Esse relógio é controlado pelo ciclo circadiano, responsável pela incidência de fenômenos biológicos como o sono e a fome, em horários regulares.

“Está muito claro que sincronizar seu período de atividades com o seu momento de se alimentar é fundamental”, explica a professora, chamando a atenção para a importância de se ajustar a alimentação ao funcionamento interno do organismo. Hábitos em desacordo com tempo biológico, como fazer refeições durante a madrugada, geram atritos que podem explicar o início de doenças metabólicas como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, obesidade e alterações de humor. Esse desajuste também pode predispor o indivíduo ao câncer. Todas essas relações serão apresentadas na palestra.

Liver Center
O centro de estudos do fígado, Liver Center UFMG, foi lançado em maio deste ano, em parceria com pesquisadores da Universidade de Yale (EUA). Entre as atividades desenvolvidas pelo centro, está o ciclo de palestras mensais em hospitais públicos e privados com atendimento na área hepática e em centros de pesquisa. Ao longo do ano, estabelecimentos como o Felício Rocho, a Santa Casa e o Hospital das Clínicas receberam palestras sobre pesquisa básica, e o ICB abrigou atividades ministradas por médicos sobre estudos clínicos.

Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB