Saúde

Livro organizado na Medicina trata das relações entre juventude e cidade

Obra, que será lançada nesta terça-feira, aborda violência, preconceito, segregação, políticas públicas e promoção da vida

Livro sobre juventude e cidade que será lançado no dia 19
Lançamento será no Centro de Referência da JuventudeDivulgação/Faculdade de Medicina

O livro Juventude e cidade: a potência do um e do em comum, terceiro volume da coleção Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, da Faculdade de Medicina, será lançado nesta terça-feira, 19 de dezembro, às 18h30, no Centro de Referência da Juventude. A obra reúne artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, que discutem questões da adolescência em interlocução com a cidade.

O livro é organizado pelas professoras Cristiane de Freitas Cunha, do Departamento de Pediatria, e Elza Machado de Melo, do Departamento de Medicina Preventiva e Social. A produção conta, ainda, com a participação da professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) Andréa Máris Campos Guerra, da psicóloga Bruna Simões de Albuquerque e da psicanalista Lisley Braun Toniolo.

A professora Cristiane Cunha explica que a obra promove uma reflexão sobre o tema da juventude na cidade, discorrendo sobre questões como violência, preconceito, racismo, segregação, políticas públicas e promoção da vida. “O genocídio é uma epidemia, mas mesmo assim estamos silenciosos. O livro expõe todos esses assuntos, buscando uma política ética de redução de danos, das quais os jovens sejam os protagonistas. Queremos mostrar soluções reais para problemas concretos”, destaca.

Memorial pela Vida das Juventudes
Durante o evento, também será lançado o projeto Memorial Pela Vida das Juventudes, parceria entre o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), a Rede Juventude da UFMG e o Centro de Referência da Juventude.

Segundo a professora Cristiane Cunha, o projeto tem o objetivo de enfrentar o problema do genocídio da juventude e, ao mesmo tempo, homenagear as vidas perdidas. “É uma espécie de luto pela memória da morte desses jovens e uma busca por estratégias de sobrevivência para eles, sobretudo os negros, residentes de periferias e pertencentes à comunidade LGBT”, conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pedfm@medicina.ufmg.br. O Centro de Referência da Juventude fica na Rua Guaicurus, 50, Centro de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público e destinado à comunidade acadêmica, organismos de políticas públicas e aos jovens.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG