Institucional

Repositório Institucional estuda implantação de interface mais moderna e responsiva

Atualização do software livre DSpace facilitará a recuperação de informações e a validação de dados

Mais de 55 mil itens já disponíveis na versão 6.3 do RI serão migrados para a nova versão
Mais de 55 mil itens já disponíveis na versão 6.3 do RI serão migrados para a nova versão Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária da UFMG

A integração com bases de dados externas – como OrcidRCID, PubMed e Scielo – que proporcionam maior eficiência na recuperação da informação e celeridade na validação dos dados é uma das melhorias antevistas pelo uso da versão 7.6 do software livre DSpace no Repositório Institucional (RI) da UFMG. A medida também vai garantir a apresentação, em uma única tela, de todos os documentos incluídos por um pesquisador no RI.

A implementação da nova interface do software livre, responsável pelo gerenciamento de diversos tipos e formatos de documentos em meio digital, está sendo estudada pela equipe do RI em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Serão migrados, para a nova versão responsiva e moderna, mais de 55 mil itens já disponíveis no Repositório, portal que armazena, divulga, preserva e dá acesso à produção intelectual da Universidade.  

“Espera-se que a migração dos documentos seja finalizada até meados do ano que vem para que os novos recursos estejam acessíveis. Também pretendemos dar sequência ao projeto de integração do Repositório ao Sistema Acadêmico de Graduação (Siga), visando aumentar a segurança da informação e a agilidade nos processos de emissão de diplomas e de publicação de teses, dissertações e monografias para acesso público”, afirma Izabel Araújo, coordenadora do Repositório.

Ciência Aberta
Os estudos sobre os benefícios trazidos pela interface atualizada do Dspace foram apresentados no mês passado pelas bibliotecárias Izabel Araújo e Camila Silva, na 14ª Conferência Lusófona de Acesso Aberto (ConfOA), um dos principais fóruns de discussão sobre ciência aberta. 

“Durante o evento, além de apresentar o trabalho que estamos realizando no RI, dialogamos com outras universidades e instituições de pesquisa, nacionais e internacionais, sobre as práticas para ampliação do acesso aberto ao conhecimento científico. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por exemplo, apresentou o BRCris, plataforma digital utilizada para prospectar dados coletados dos repositórios e de várias outras páginas similares”, explica Camila Silva, bibliotecária do RI.

“A participação dos servidores do Repositório em eventos como a ConfOA possibilita o intercâmbio de experiências e contribui para o aprimoramento das atividades do setor e para o avanço da divulgação da produção intelectual da UFMG”, destaca Kátia Lúcia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária