Pesquisa e Inovação

Resultados parciais dos testes clínicos da SpiN-Tec serão apresentados nesta quinta

Palestra do professor Helton Santiago, coordenador dos ensaios, terá transmissão pela plataforma YouTube

Frascos da SpiN-Tec, vacina contra a covid-19 desenvolvida na UFMG
Frascos da SpiN-Tec, vacina contra a covid-19 desenvolvida na UFMG Foto: CTVacinas | UFMG

Encerrada a primeira fase dos testes clínicos da vacina SpiN-Tec MCTI UFMG, a primeira totalmente desenvolvida no Brasil, algumas questões se impõem: quais os resultados obtidos até agora? Que efeitos colaterais foram identificados? Quais os protocolos de segurança? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo professor Helton Santiago, coordenador dos ensaios clínicos, em palestra nesta quinta-feira, dia 15, que integra a série de seminários do CTVacinas. 

A atividade, que começa às 16h, será realizada no auditório do BH-TEC (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, bairro Engenho Nogueira), com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube. Os interessados em acompanhar o evento presencialmente podem retirar o ingresso na plataforma Sympla.

Os testes clínicos – ou seja, em humanos – começaram no fim de 2022 e avaliaram voluntários saudáveis (homens e mulheres) de 18 a 54 anos.

“Vou mostrar os resultados parciais dos testes clínicos da vacina, ou seja, todo o processo desenvolvido, o protocolo seguido, os dados de segurança observados e os efeitos colaterais mais comuns. Além disso, apresentarei alguns dados de imunogenicidade que mostram que a vacina está induzindo uma resposta imunológica”, antecipa Helton Santiago, que é pesquisador do CTVacinas e docente no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Leia mais sobre o evento.

Polo nacional de vacinas
A série de seminários do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da UFMG foi lançada em fevereiro deste ano. Às quartas-feiras, um especialista de referência em imunização é convidado para ministrar uma palestra, aberta ao público, no auditório do BH-TEC.

Segundo o coordenador do Centro, Ricardo Gazzinelli, o objetivo da série é promover debates qualificados nas áreas de doenças infecciosas, imunologia e vacinologia.

O CTVacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia, resultado de parceria estabelecida entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o BH-TEC. O ambiente de pesquisa, que é dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de kits de diagnóstico e vacinas contra doenças humanas e veterinárias, será transformado no Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas), resultado de acordo firmado entre a UFMG, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governo de Minas Gerais. O início das obras de construção do CNVacinas – em terreno no BH-TEC – foi oficializado em dezembro do ano passado