Institucional

'Retrospectiva 2020': UFMG anunciou em março as primeiras medidas de contenção da pandemia

Atividades presenciais foram suspensas, e rede de laboratórios para a testagem da covid-19 começou a ser formada

Medida foi definida em encontro que reuniu a reitora Sandra Goulart Almeida (à direita) com integrantes do comitê de enfrentamento do coronavírus
Suspensão das aulas foi discutida pela reitora Sandra Goulart Almeida (à direita) com integrantes do comitê de enfrentamento do coronavírus Tacyana Arce | UFMG

A epidemia de covid-19 alastrou-se rapidamente pelo planeta e, em março, foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – àquela altura casos da doença já haviam sido registrados em todos os continentes. 

Na UFMG, as primeiras medidas para evitar a propagação do novo coronavírus foram estabelecidas naquele mês, como a suspensão de aulas presenciais, a criação de comitê permanente de enfrentamento da crise e adoção de medidas para mitigar seus impactos sociais, como a oferta de auxílio emergencial para estudantes assistidos.

Ainda em março, começava a articulação que resultou na criação da rede de laboratórios que oferece suporte ao governo de Minas na testagem da covid-19.

Leia a seguir algumas matérias publicadas sobre o assunto. Os mesmos conteúdos estão postados na página de notícias do Portal UFMG.

UFMG anuncia suspensão das aulas presenciais a partir de quarta-feira, 18

Comitê Permanente da UFMG publica primeiras normas para período de afastamento social

UFMG oferece auxílio financeiro emergencial para estudantes assistidos

Laboratórios da UFMG poderão auxiliar nos testes de diagnóstico da covid-19