Pesquisa e Inovação

Revista da UFMG estende prazo de submissão de artigos até meados de março

Energia é o tema da edição

.
Conceito de energia será abordado em sua multiplicidade de perspectivasLucas Braga / UFMG

Foi prorrogado até 15 de março o prazo de submissão de artigos para a nova edição da Revista da UFMG, que abordará o tema Energia. Os textos devem atender às normas de publicação e ser encaminhados ao e-mail revistadaufmg@ufmg.br. 

De acordo com a chamada, considerando as várias áreas do conhecimento, o sentido de energia apresenta diferentes perspectivas: “Na Física, o termo energia refere-se a uma entidade física fundamental, que, juntamente com a matéria, compõe o universo conforme o entendemos. No universo das humanidades, energia remete a múltiplas dimensões da vida, da natureza, dos corpos e da saúde, convoca a história e a memória, é elemento constituinte dos processos criativos, das artes: a dança, o teatro, a música, a literatura entre muitas outras formas de expressão. A energia se encontra na ação humana, no amor e na política, na luta e na resistência dos povos e movimentos sociais, nos processos de construção de autonomia e na busca de utopias que estimulam o avanço da sociedade".

Edições temáticas
A Revista da UFMG é publicada semestralmente, e o seu objetivo é abordar um mesmo tema sob a ótica das diferentes áreas do conhecimento, além de  promover a divulgação de resultados de pesquisas e produções artísticas. Todas as edições podem ser acessadas em seu site.