Arte e Cultura

Revista de Estudos Judaicos lança chamada para dossiê sobre Jorge Luis Borges

Relação entre a tradição judaica e as obras do escritor argentino será abordada no próximo volume da publicação

Retrato de Jorge Luis Borges feito em 1951 pela fotógrafa alemã Grete Stern
Borges, em 1951Grete Stern / Domínio Público

A publicação semestral Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG divulgou chamada para o número 23. Até o dia 30 de setembro, os interessados em publicar artigos no dossiê Jorge Luis Borges e o arquivo da tradição judaica podem submeter trabalhos inéditos. O volume será lançado em novembro de 2018 e conta com edição de Lyslei Nascimento (UFMG) e Ricardo Forster (Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Nascido em Buenos Aires em 1899, Borges é de origem judaica e tem suas obras atravessadas pela Bíblia, as línguas e a literatura judaica de diversas formas. É o que acontece, destacam os editores, no célebre conto O Aleph, com "sua magnífica aproximação da letra hebraica às estratégias de construção do texto literário"; nas várias referências à lenda do Golem, tanto no poema O Golem quanto no conto As ruínas circulares, nos quais o escritor reflete sobre a criação, os criadores e as criaturas na ficção; nos exemplares contos sobre os males do nazismo O milagre secreto e Deutches Requiem; no conto policial A morte e a bússola; no fundamental Kafka e seus precursores; nos ensaios sobre a cabala, a leitura e a escrita. 

Além de artigos, a edição receberá resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias e charges.

A Revista Digital de Estudos Judaicos é publicada semestralmente desde 2007. Além do dossiê temático, cada edição traz sessões dedicadas à criação literária e artística, além de entrevista com escritor, artista ou pesquisador que se dedique aos estudos judaicos.

As submissões serão feitas exclusivamente pela plataforma da revista. Leia as normas editoriais. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nej.letras.ufmg@gmail.com.