Arte e Cultura

Revista digital dedicada à comunidade criativa de BH promove troca e inspiração entre artistas

Evoé lança a 'Revista Compartilhada' em busca de documentar e promover a economia criativa da capital mineira e região

Plataforma resgata histórias ainda não conhecidas ou reconhecidas através de conteúdos autênticos e ousados
Plataforma resgata histórias ainda não conhecidas ou reconhecidas através de conteúdos autênticos e ousados Revista Compartilhada


Belo Horizonte conta agora com uma revista digital direcionada à sua produção artística. A Revista Compartilhada é uma iniciativa da Evoé, plataforma digital de desenvolvimento coletivo, que propõe documentar e promover a economia criativa, convidando artistas e criadores de BH e região metropolitana a proporem e desenvolverem seus próprios conteúdos de forma remunerada. O objetivo do projeto é unir e disseminar tudo o que a comunidade criativa de Belo Horizonte já fez e tem feito em seus processos de criação e desenvolvimento artístico e cultural, funcionando como uma retroalimentação para os criadores. A iniciativa é contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH. 

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 6, a criadora de conteúdo e diretora criativa da Revista Compartilhada, Bruna Kassad, deu mais detalhes sobre o projeto e falou um pouco sobre a cena belo-horizontina. Segundo ela, a revista trouxe novas possibilidades de descobertas de artistas incríveis na cidade e tem contribuído para descentralizar e diversificar essa rede. Muito disso se deve ao princípio do compartilhamento de informação da revista, além da diversidade de formatos e da autonomia oferecida aos artistas contemplados pela iniciativa. “A gente sempre teve essa visão compartilhada, a ideia de ela ser feita por várias mãos”, explicou a convidada. 

A criadora de conteúdo compartilhou que a curadoria da Compartilhada partiu de convites para pessoas já conhecidas e que faziam parte do círculo da equipe, até que foi ampliada com o lançamento de um chamado, através de um formulário simples e uma análise de portfólio. O projeto ainda pretende lançar um podcast, com estreia prevista para o primeiro trimestre de 2022, cujas gravações já foram iniciadas.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Para conhecer, acompanhar e ler as publicações da Revista Compartilhada, acesse o site ou o perfil da revista no Instagram.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luzia Glória