Pesquisa e Inovação

Revista do Centro de Estudos Portugueses recebe artigos

Edição do primeiro semestre vai abordar obra do escritor Mário Cláudio

Capa de Amadeu, de Mário Cláudio, editado pela Différence
Capa de 'Amadeo', de Mário Cláudio, editado pela Différence Reprodução

Até 30 de maio, a Revista do Centro de Estudos Portugueses, da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), receberá artigos para compor a edição do primeiro semestre de 2018, com dossiê sobre a obra de Mário Cláudio, pseudônimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa. A publicação também aceitará textos para a seção de resenhas.

A publicação semestral, com avaliação de pares, tem o objetivo de fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. 

Criada em 1979, a Revista do Centro de Estudos Portugueses é o mais antigo periódico em atividade da Fale e destaca-se como uma das raras publicações brasileiras destinadas a difundir estritamente a produção acadêmica e a reflexão crítica sobre a literatura portuguesa.

Os trabalhos deverão ser encaminhados para a comissão editorial pelo e-mail periodicosfaleufmg@gmail.com. As normas de submissão estão disponíveis no site da revista

Homenageado
Rui Manuel Costa, ou Mário Cláudio, nasceu no Porto, em 1941 e licenciou-se em direito antes de se dedicar à literatura. É autor de mais de 30 obras de ficção, além de nove livros de poesia e outros trabalhos no teatro, na literatura infantil e ensaio. Entre seus livros mais destacados estão os premiados Amadeo (1984), sobre a vida do pintor português Amadeo de Souza Cardoso, Camilo Broca (2008) e Retrato de rapaz (2014).