Revista de artes cênicas da EBA lança décima edição

Transculturalismo no ensino de artes é abordado no novo número de 'Lamparina'

A décima edição está disponível online.
A décima edição está disponível na internetReprodução

Está disponível, na internet, a décima edição da Lamparina, revista da área de Teatro, da Escola de Belas Artes (EBA). O número aborda os estudos transculturais no campo das artes cênicas por meio de reflexões que alimentam projetos pedagógicos e criativos pelo país. Esses projetos têm como escopo de estudo a reordenação de visões, costumes e práticas culturais em andamento.

Artigos, resenhas de livros e entrevistas sobre o ensino do teatro compõem a publicação. No texto de apresentação, a professora Rita Gusmão, da Escola de Belas Artes (EBA) e editora da revista, afirma que essas contribuições, dadas por pesquisadores, professores e doutores, reúnem elementos comuns às práticas artísticas de culturas diversas, o que acaba por consolidar a cena ao vivo como catalisadora de processos enriquecedores: “A sala de aula como espaço cenográfico e a vivência comunitária do professor de artes chegam como vias de acesso às várias culturas que atravessam o teatro e sua vida de afetos”, afirma.

Criada em 2010, a revista, semestral, é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG e tem como principal objetivo ampliar o espaço de divulgação do conhecimento produzido sobre o ensino de teatro.

A nova edição e outras informações podem ser consultadas no site da revista. O contato com a equipe editorial da publicação pode ser feito pelo telefone (31) 3409-5297 ou pelo e-mail lamparinaufmg@gmail.com.