Pesquisa e Inovação

Revista Transite, da Comunicação Social, é finalista de prêmio nacional de jornalismo

Capa do dossiê da Revista Transite sobre mercado de trabalho e deficiência
Capa do dossiê da Revista Transite sobre mercado de trabalho e deficiência Foto: Revista Transite

A Revista Transite, publicação do Departamento de Comunicação Social da UFMG, é finalista no Prêmio do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo, iniciativa de âmbito nacional que seleciona reportagens sobre temas como trabalho infantil, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência.

O dossiê Mercado de trabalho e pessoas com deficiência, publicado em 2016 – aos 25 anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência, revelou que esses profissionais mal chegam a preencher um terço das vagas que deveriam ser ocupadas por elas em Belo Horizonte se a legislação fosse cumprida. As reportagens da Transite também mostraram com exclusividade que mais de 200 empresas na capital mineira foram multadas por não cumprirem as cotas para pessoas com deficiência em apenas dois anos.

O dossiê da Revista Transite foi selecionado entre as melhores reportagens na fase regional do Prêmio MPT e concorre pelo prêmio de melhor reportagem na categoria universitária na final da premiação, que será realizada em 17 de agosto, em Brasília.

Editado por Bruno Fonseca, ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, o dossiê foi produzido pelos alunos de graduação Gabriel Martins, Gabriel Rodrigues, Júlia Valadares e Kaio H. Silva e pode ser acessado no portal da Transite.

A lista completa com os finalistas do Prêmio MPT de Jornalismo está no site da iniciativa.

A Revista Transite é uma publicação on-line do Departamento de Comunicação Social da UFMG que produz conteúdos jornalísticos multimídia sobre Belo Horizonte e região. A publicação é coordenada pelos professores Elton Antunes e Bruno Souza Leal, com o jornalista Enderson Cunha, também vinculado ao Departamento. As publicações são produzidas por graduandos do curso de Comunicação Social.

Com equipe da Revista Transite