Pesquisa e Inovação

Revista Transite ganha prêmio por dossiê sobre pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Foto de capa do dossiê sobre mercado de trabalho e deficiência
Foto de capa do dossiê sobre mercado de trabalho e deficiência Revista Transite

O dossiê Mercado de trabalho e pessoas com deficiência é o nome do dossiê, publicado pela Revista Transite – Movimento em Revista, foi agraciado na noite de ontem (17) com o Prêmio do Ministério Público do Trabalho de Jornalismo (MPT), na categoria universitário, etapa nacional.

“Para mim representa um reconhecimento do trabalho dos alunos, da relevância do jornalismo nas questões atuais, mas principalmente da capacidade de se fazer bom jornalismo quando as pessoas se envolvem com o que fazem, quando existe dedicação”, afirma Bruno Fonseca, um dos editores da revista.

Em sua opinião, o trabalho premiado comprova que é possível produzir jornalismo relevante, responsável e atual na academia, “mesmo com todas as dificuldades da profissão e da falta de recursos.”

O dossiê é fruto de trabalho desenvolvido pelos estudantes de graduação em Comunicação Social Gabriel Martins, Gabriel Rodrigues, Júlia Valadares e Kaio H. Silva, e editado/orientado por Bruno Fonseca, ex-aluno do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social.

Publicado em 2016, o dossiê abordou a situação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por ocasião da comemoração dos 25 anos de Lei de Cotas para pessoas com deficiência. Revelou que esses profissionais mal chegam a preencher um terço das vagas que deveriam ocupar em Belo Horizonte se a legislação fosse cumprida.

dossiêe a lista completa com os finalistas do Prêmio MPT de jornalismo estão disponíveis online.

(Com Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas)