Notícias Externas

Ribeirão das Neves recebe a primeira Mostra Cine Periférico

Edição contempla filmes dirigidos e protagonizados por mulheres

‘Trindade’, curta dirigido por Ana Paula Rodrigues e Rodrigo R. Meireles, faz parte da Mostra
‘Trindade’, curta dirigido por Ana Paula Rodrigues e Rodrigo R. Meireles, faz parte da Mostra Reprodução / YouTube Noite de Cinema

Mulheres no audiovisual é o tema da Primeira Mostra Cine Periférico em Ribeirão das Neves, em cartaz até sábado, 1º de maio. O evento cinematográfico realizado pelo Coletivo Noite de Cinema exibe, de forma online e gratuita, 13 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, realizados por mulheres.

Há sete anos, o Noite de Cinema promove mostras e sessões gratuitas de filmes nacionais nas periferias de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. A programação da Mostra direcionada a Ribeirão das Neves começou nessa quarta, 28, e tem curadoria da Abdução Filmes. Nesta edição, além de valorizar a produção feminina, o objetivo é levar ao público filmes diferenciados em relação ao que costuma ser visto no cinema comercial e nas emissoras abertas. As transmissões acontecem pelo site do Noite de Cinema e pelo canal do coletivo no Youtube, sempre a partir das 19h.

Em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, desta quinta, 29, a jornalista e coordenadora da Mostra Cine Periférico, Mariana Gonçalves, contou sobre a escolha da temática, a representatividade na seleção dos filmes e destacou o impacto da iniciativa no acesso à cultura nas regiões periféricas.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas