Notícias Externas

Ricardo Alexandre lança podcast para contar histórias de discos que marcaram história da música

Ex-editor da Revist Bizz, jornalista falou sobre projeto 'Discoteca Básica', em entrevista ao programa Noite Ilustrada

Em podcast, Ricardo Alexandre conta histórias de grandes álbuns da música mundial
Em podcast, Ricardo Alexandre conta histórias de grandes álbuns da música mundial Foto: Daniel Lenço

A revista Bizz, criada em 1985, foi a publicação musical e cultural brasileira de maior impacto nas décadas de 1980 e 1990. Inspirada nas estrangeiras Rolling Stone, Smash Hits e New Musical Express, a revista contou, em seu corpo editorial, entre outros nomes, com o jornalista paulista Ricardo Alexandre. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, o profissional coleciona passagens por veículos como Superinteressante, Época, Carta Capital, Vida Simples, Revista MTV e Multishow. Também é conhecido por seus livros, documentários, artigos, palestras e por sua atuação no rádio e em vídeo. 

Entre seus livros, estão Nem vem que não tem: a vida e o veneno de Wilson Simonal, vencedor do prêmio Jabuti como a melhor biografia de 2010, e Dias de Luta, que recontava a história do rock brasileiro na década de 1980. Recentemente, inspirado em uma seção da icônica da Bizz, o jornalista Ricardo Alexandre lançou o podcast Discoteca Básica. A proposta é contar a história de álbuns que marcaram a música mundial e também valorizar a velha forma de ouvir música: o disco inteiro, do início ao fim. 

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, Ricardo Alexandre falou sobre música e sobre a proposta desse novo projeto, o Discoteca Básica.

Ouça a primeira parte da conversa com Luiz Fernando Freitas
Ouça a segunda parte da conversa com Luiz Fernando Freitas

No primeiro episódio do Discoteca Básica, Ricardo Alexandre fala do álbum Pet Sounds, da banda The Beach Boys, disco de 1966, que, mesmo sendo considerado um fracasso na época de seu lançamento, se tornou um dos discos mais aclamados da história da música pop. O segundo episódio é sobre o terceiro álbum solo de Neil Young, After The Gold Rush, de 1970. Você encontra o Discoteca Básica em aplicativos como Spotify, Deezer e Apple Podcasts e também no site do podcast

Produção de Hugo Rafael