Notícias Externas

Rita Lee completa 70 anos no último dia de 2017

Mesmo afastada dos palcos, artista continua em plena atividade, como escritora

Rita Lee ganhou fama na década de 1960, no grupo Os Mutantes
Rita Lee ganhou fama na década de 1960, no grupo Os Mutantes Caio Webb / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2zLKpdl

Ícone do rock nacional, Rita Lee completa 70 anos no dia 31 de dezembro de 2017, último dia do ano. Embora esteja afastada dos palcos, a artista continua em plena atividade, agora como escritora: neste ano, lançou um livro de contos e, em 2016, já havia publicado sua autobiografia, best-seller indicado ao Prêmio Jabuti. Na música, território onde permanece como rainha absoluta, ganhou fama na década de 1960, como integrante do grupo Os Mutantes.

Na época, enveredar por um território de hegemonia masculina, como o rock, significava uma posição de vanguarda para uma mulher. Expulsa do grupo em 1972, começou a alçar voo na carreira solo, já no ano seguinte, com a banda Tutti-Frutti.

O professor Juarez Guimarães Dias, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, falou sobre a relevância de Rita Lee no cenário cultural brasileiro, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 29 de dezembro. Juarez também é dramaturgo, autor do espetáculo Rita Lee vem jantar, de 2014.

Ouça a conversa com Alessandra Ribeiro