Notícias Externas

Rubens Figueiredo fala sobre Tchekhov no programa Universo Literário

Escritor traduziu o livro ‘A Ilha de Sacalina’, publicado recentemente no Brasil

.
. Reprodução

Anton Tchekhov foi um médico, dramaturgo e escritor russo. As obras produzidas por ele perpassam o jornalismo, o teatro, a dramaturgia e também a literatura. Nesse último âmbito, destacam-se os contos escritos por ele ao longo da vida.

Conhecido por uma escrita transgressora à tradição literária clássica, Tchekhov foi responsável por produzir obras que integram o cânone da literatura russa, como A Gaivota, As Três Irmãs e O Jardim das Cerejeiras. Em A Ilha de Sacalina – publicação recentemente traduzida por Rubens Figueiredo e distribuída pela Editora Todavia –, o escritor integra sua predisposição para a escrita e seu ofício como médico com o intuito de narrar uma viagem realizada por ele à ilha dominada tanto pelos russos, quanto pelos japoneses.

A Ilha de Sacalina fica localizada próximo ao extremo-oriente russo e, no fim do século 19, período que Tchekhov viajou até lá, era utilizada pelo governo russo como uma prisão. No local, pessoas eram submetidas a situações extremas, assim como, posteriormente, descartadas.

O escritor e tradutor Rubens Figueiredo falou sobre Tchekhov, A Ilha de Sacalina e o processo de tradução, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa. Originalmente veiculada nessa segunda-feira, 17, apenas pela internet, a conversa foi reprisada no programa desta terça-feira, 18.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória