Lazer e esporte

Campus Pampulha abre as portas para o rugby

Equipe do Inconfidência Clube treina na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Segundo uma lenda, o rugby teria surgido em 1823 durante uma partida tradicional de futebol, na cidade inglesa de Rugby, quando um jogador pegou a bola com as mãos e correu até a linha de fundo adversária. No entanto, o esporte só foi oficializado em 1871, com a criação da Rugby Football Union. No Brasil, ele chegou juntamente com o futebol, e o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, formado em 1891 no Rio de Janeiro, foi a primeira equipe de que se tem registro no país.

Na UFMG, o Inconfidência Rugby Clube foi abraçado pela comunidade acadêmica. O time, criado em 2010, atualmente treina no campo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, mas já passou pela Faculdade de Educação e pelo Centro Pedagógico. Os treinos são abertos às comunidades interna e externa, nas categorias feminino, masculino e infantojuvenil. Neste vídeo, a TV UFMG descreve um pouco da trajetória da equipe.

Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem), Ruleandson do Carmo (reportagem), Antônio Soares e Lucas Tunes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo).