Pessoas

Sandra Goulart integra lista de personalidades de 2021 elaborada por publicação mineira

Revista Encontro destaca atuação da reitora da UFMG durante a pandemia

Sandra Goulart Almeida:
Sandra Goulart Almeida: ótima posição em ranking e gestão do ensino remoto emergencial Foca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida integra a lista de Mineiros do Ano 2021, da Revista Encontro. No texto em que apresenta a homenageada, a publicação destaca a atuação de Sandra durante a pandemia de covid-19 e sua participação nas tratativas para criação do Centro Nacional de Vacinas, que deverá “fortalecer a capacidade brasileira de produção de tecnologia em imunizantes”. O texto ressalta também que o Centro de Tecnologia em Vacinas da UFMG está desenvolvendo a SpiN-TEC, contra a covid-19, um dos projetos mais avançados no país. A reitora é acompanhada na lista pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pela infectologista Luana Araújo, entre outros nomes.

A revista salienta outras ações da Universidade, como a instituição do ensino remoto emergencial, e as posições de destaque no mais recente ranking mundial da Times Higher Education (THE), que classifica a UFMG como a melhor federal do Brasil, a terceira melhor instituição de ensino superior do país e a quinta melhor da América Latina.

Trajetória
Formada em Letras pela UFMG, mestra e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), Sandra Goulart cursou residência pós-doutoral na Universidade de Columbia, em Nova York. Professora da Faculdade de Letras, ela foi diretora de relações internacionais e vice-reitora da instituição e está concluindo seu primeiro mandato como reitora (2018-2022). Foi escolhida, com mais de 95% dos votos válidos ponderados da comunidade acadêmica, para encabeçar a lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação com vistas à gestão 2022-2026.

No texto sobre a reitora, a revista informa ainda que Sandra Goulart Almeida preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu e é vice-presidente da World Universities Network (WUN). Foi indicada para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que assessora o MCTI e a presidência da República.