Extensão

Ernesto Venturini volta a abordar a 'epidemia' do sofrimento mental

Nesta quinta, o tema será analisado em conferência na Faculdade de Medicina

O psiquiatra italiano Ernesto Venturini, expoente da luta antimanicomial no mundo, realiza nesta quinta-feira, 9, às 18h, a conferência A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente..., no Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

Na ocasião, Venturini abordará o tema da saúde mental sob perspectiva multidisciplinar, questionando a capacidade do ser humano de sobreviver em meio à “cólera”, que, segundo ele, indica uma espécie de epidemia caracterizada por uma condição de apreensão, insegurança, dramática fragilização de direitos e de convivência social.

Em outubro deste ano, o professor realizou a mesma conferência no auditório da Reitoria
Venturini: ambiente de pessimismo generalizado
Raíssa César / UFMG

O professor afirma que há uma grande crise mundial de valores éticos, que contribui para formar um ambiente de pessimismo generalizado, de falta de confiança nas possibilidades de reinvenção e de mudança. Segundo ele, as pessoas estão presas a uma matriz competitiva que gera “produção de novas sintomatologias, depressão, ansiedade, erosão dos laços de solidariedade, cinismo e novas segregações". "Minha intenção é problematizar os enclausuramentos, as ideologias, a burocratização e a fragilização das instituições e de cada um de nós", antecipa.

O evento, gratuito, será ministrado em português e não é necessária inscrição prévia. No mês passado, o psiquiatra falou sobre o mesmo assunto no auditório da Reitoria. Leia aqui a entrevista concedida ao Portal da UFMG na ocasião.

Outras informações podem ser consultadas no site do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), responsável pela organização da conferência.