Extensão

Estudantes do Coltec conversam sobre emoções, pandemia e retorno presencial

Bate-papo nesta quarta, Dia da Luta Antimanicomial, integra a 10ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social

Neste 18 de maio, dia de reflexão sobre a luta antimanicomial, estudantes do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG  participam de roda de conversa sobre adolescência, saúde mental, pandemia e retorno presencial. O bate-papo será nos turnos da manhã e da tarde, no pátio do Coltec, no campus Pampulha. O objetivo é levar os adolescentes do ensino médio a refletir sobre a importância de perceber as emoções e como elas afetam diferentes áreas da vida, inclusive no retorno às salas de aula após dois anos de ensino remoto devido ao isolamento social imposto pela covid-19. 

A conversa no Coltec, que integra a 10ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, foi proposta pela psicóloga Gisele Santos, representante da unidade na Rede Saúde Mental da Universidade. A rede congrega projetos de pesquisa, programas de extensão, serviços de acolhimento e profissionais de diversas áreas do conhecimento que atuam na defesa dos direitos da pessoa em sofrimento mental e pelo fim da lógica manicomial nos cuidados em saúde.  

Apesar do apoio dessa estrutura de acolhimento, 21 alunos do Coltec trancaram a  matrícula em decorrência de ansiedade e depressão no último semestre letivo, encerrado em 2022. No período anterior à pandemia de covid-19, foram registrados apenas dois trancamentos na Unidade por esses motivos. 

Em entrevista à TV UFMG, a diretora, Katia Silveira, e a psicóloga Gisele Santos  reforçam a defesa de uma política de saúde  mental, da vida e da ciência. 

A Semana de Saúde Mental e Inclusão Social prossegue até sexta-feira, 20 de maio. O tema neste ano é O cuidado em saúde mental como direito à cidadania. A programação está publicada no site da Semana.

Equipe: Soraya Fideles (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)