Segundo encontro da chapa UFMG Plural com a comunidade será nesta quarta, 27

Sandra Goulart Almeida e Alessandro Moreira, candidatos a reitora e vice-reitor, apresentarão propostas e responderão a perguntas, em debate on-line

Sandra Goulart e Alessandro Moreira:
Sandra Goulart e Alessandro Moreira vão apresentar mais uma vez seus projetos e compromissosFoca Lisboa | UFMG

A chapa 1 (UFMG Plural), única inscrita no processo de consulta à comunidade que visa à escolha do Reitorado para a gestão 2022-2026, terá novo encontro on-line com a comunidade acadêmica nesta quarta, 27. O debate começa às 17h e será transmitido pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube, onde ficará gravado.

A professora Sandra Regina Goulart Almeida e o professor Alessandro Fernandes Moreira concorrem à recondução aos cargos de reitora e vice-reitor. O primeiro encontro com a comunidade foi no último dia 20.

As perguntas podem ser enviadas durante o evento, pelo chat, ou encaminhadas, até 24 horas antes, para o e-mail da Comissão Eleitoral (comissaoeleitoral2021@ufmg.br).

Membros da Comissão Eleitoral têm destacado a importância da participação dos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos na interação com os candidatos, para reforçar o compromisso de todos com a UFMG e dar aos candidatos elementos para o aprimoramento de suas propostas. O protagonismo da comunidade é considerado crucial também para dar ainda mais legitimidade ao processo.

A cada quatro anos, o processo de consulta à comunidade universitária subsidia o colégio eleitoral na elaboração da lista tríplice, base para a escolha dos gestores da UFMG para o quadriênio seguinte. Neste ano, pela primeira vez, o voto será eletrônico. A votação será no dia 11 de novembro, por meio do Sistema de Consultas da UFMG.

Mesmas regras
O Regulamento do processo de escolha dos candidatos ao próximo Reitorado estabelece a realização de três debates. O último encontro será no dia 3 de novembro, das 19h às 21h, sempre sob as mesmas regras, disponíveis no site Consulta à Comunidade 2021.

Os debates são divididos em quatro blocos. No primeiro, o mediador apresenta os candidatos e as regras . No segundo bloco, de, no máximo 30 minutos, Sandra Goulart e Alessandro Moreira devem expor suas propostas de gestão.

A comunidade acadêmica pode interagir com os candidatos no terceiro bloco, por meio das perguntas enviadas previamente ou durante o debate.  Eles têm até quatro minutos para responder a cada pergunta. Nos últimos 15 minutos do encontro, o mediador passa a palavra aos integrantes da chapa para considerações finais.

Candidatos
Sandra Goulart Almeida, atual reitora, e Alessandro Fernandes Moreira, vice-reitor formam a chapa UFMG Plural.

Sandra Regina Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, é a atual reitora da UFMG. Ela também preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Foi vice-reitora na gestão 2014-2018, diretora de Relações Internacionais (2002-2006) e participou de conselhos e instâncias deliberativas da UFMG.

Alessandro Fernandes Moreira é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG. Foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica (2002-2010), do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação (2007-2008 e 2009-2010), vice-diretor (2010-2014) e diretor (2014-2018). O atual vice-reitor da UFMG tem profunda ligação com a área de graduação: atuou como coordenador dos projetos Alberto Santos Dumont e de Inovação e Engenharia no Cotidiano (Inovenge), entre outros.