Notícias Externas

Sociólogo e jurista debatem segurança pública em programa da TV UFMG

Intervenção no Rio de Janeiro e criminalidade em ascensão pontuam discussões

Após outorga do presidente Michel Temer, foi decretada, em 16 de fevereiro, a intervenção federal e militar no Rio de Janeiro. Com ela, o exército brasileiro vai comandar todas as polícias atuantes no estado. Semanas após o anúncio da intervenção, a vereadora Marielle Franco (PSOL), uma das relatoras da comissão de monitoramento dos trabalhos da operação, foi executada em circunstâncias ainda em investigação.

O cenário da insegurança nas ruas é traduzido de forma assustadora: civis mortos pela polícia e policiais mortos em atividade. Ao menos sete pessoas são assassinadas por hora no Brasil, de acordo com a Anuário de Segurança Pública.

Para refletir sobre a criminalidade, o programa Dois Pontos deste mês reúne o professor de sociologia e pesquisador Bráulio Figueiredo, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, e o professor Fernando Galvão, da Faculdade de Direito e diretor da Escola Judicial Militar de Minas Gerais.

Sobre o programa
O Dois Pontos é um programa mensal de entrevistas em que pesquisadores da Universidade analisam temas da vida nacional sob diferentes perspectivas. No Canal Universitário (14, da Oi, e 12, da NET), a atração é exibida às segundas, às 19h30, às terças e quintas, às 20h, às quartas e sextas, às 12h. Assista à terceira edição de 2018:

Entrevistados: Bráulio Figueiredo (pesquisador do Crisp UFMG) e Fernando Galvão (professor da Faculdade de Direito da UFMG)
Apresentação: Ruleandson do Carmo
Produção: Ruleandson do Carmo e João Paulo Alves