Arte e Cultura

Selo infantil da Editora UFMG lança mais três livros neste sábado

Obras foram produzidas pelo projeto Universidade das Crianças

Perguntas infantis inspiram a criação dos livros
Perguntas infantis inspiraram a criação dos livros Divulgação

Três livros da coleção Universidade das Crianças, da Editora UFMG, serão lançados no sábado, 23, às 11h, no Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700). A coleção é vinculada ao selo infantil Estraladabão, criado recentemente pela Editora, e as obras são escritas por professores da UFMG. O evento também terá contação de histórias e sessão de autógrafos

Pra que serve a arte?, de Ana Cristina Pereira, Rosvita Kolb Bernardes e Eliette Aleixo, aborda a  concepção de crianças sobre o processo artístico e discute, de forma lúdica, a capacidade humana da criação. Quem inventou o lápis?, de Isabel Frade, Maria Zélia Versiani e Tatiana Kawanishi, conta a  história do objeto que permitiu ao ser humano deixar marcas por onde passou. Por fim, O que é um livro?, de Ana Elisa Ribeiro e Anna Cunha, leva os pequenos a um passeio pela  produção do livro, mostrando  como ele é feito, quando surgiu e como a tecnologia pode influenciar nas práticas de leitura. 

A coleção Universidade das Crianças é desdobramento de projeto de divulgação científica do mesmo nome idealizado por professores e estudantes da UFMG. A iniciativa trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. Os materiais respondem a algumas perguntas que as crianças fizeram aos adultos durante os encontros do projeto – sobre corpo humano, animais, plantas,  astronomia e outros assuntos. Saiba mais.