Semana da Enfermagem discutirá práticas com equidade

Evento será realizado no campus Saúde, de 13 a 16 de maio

Vista parcial do campus Saúde que abrigará atividades da Semana
Vista parcial do campus Saúde que abrigará atividades da Semana Lucas Braga/UFMG

Com o tema Os desafios da enfermagem para a prática com equidade, o Hospital das Clínicas da UFMG e a Escola de Enfermagem promovem a 29ª Semana da Enfermagem do Campus Saúde. O objetivo é melhorar a qualidade assistencial e as relações de trabalho dentro do hospital por meio de debates e trocas de experiências. As atividades do evento ocorrem nos prédios da Escola de Enfermagem e no CAD do Hospital das Clínicas, nos dias 13 a 16 de maio.

Palestra sobre assédio moral marca a abertura do evento, na segunda-feira, às 9h, no auditório do CAD, 1º andar do Hospital das Clínicas. O objetivo é discutir formas adequadas de gerenciar relacionamentos para evitar o assédio moral no trabalho. A abertura solene será no dia seguinte, 14, às 9h, também no auditório do CAD, seguida pela conferência inicial Os desafios da enfermagem para a prática com equidade, que será ministrada pela professora da Escola de Enfermagem Márcia dos Santos Pereira.

Com a intenção de enfatizar o dever de valorizar os profissionais da área, a Semana da Enfermagem promoverá discussão de temas em sintonia com as metas da campanha Nursing Now Brasil, lançada no último dia 24 de abril. Essa campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) é adotada por mais de 30 países e visa ao reconhecimento das contribuições desse ofício no campo da saúde. “A Semana de Enfermagem é o momento para refletirmos sobre as contribuições da enfermagem e valorizarmos mais nosso trabalho”, afirma a enfermeira do HC-UFMG e coordenadora do evento, Taís Oliveira Gomes.

A programação segue até 16 de maio, quando será encerrada pelo professor Alexandre Ernesto, que fará a conferência O cuidar da enfermagem na terminalidade. As atividades não exigem inscrição prévia, e haverá emissão de certificado.

[Correção em 9/05, às 9h: as atividades serão realizadas no CAD do Hospital das Clínicas, nos prédios da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina, todos no campus Saúde, e não no campus Pampulha, como informado na versão original desta notícia.]