Arte e Cultura

'Trancar não é tratar': comunidade universitária marca presença no desfile da luta antimanicomial

TV UFMG registrou cenas do evento, ponto alto da Semana de Saúde Mental, e da oficina em que foram produzidas fantasias usadas durante a manifestação

Como parte da programação da 11ª Semana de saúde mental da UFMG, a Fafich sediou, na última terça-feira (16), uma oficina de produção de fantasias para o desfile em comemoração ao Dia Nacional da Luta Anti Manicomial, tradicionalmente celebrado no dia 18 de maio.

A organização da iniciativa ficou a cargo do Departamento de Psicologia, por meio do projeto de extensão em Psicologia e Arte Com ins PIRAÇÃO. A atividade foi aberta a membros das comunidades interna e externa à UFMG interessados no movimento a favor do cuidado de saúde mental em liberdade.

Veja os registros no vídeo produzido pela TV UFMG:


Promovida desde 2013, a Semana de saúde mental e inclusão social aborda a temática da saúde mental com foco na reforma psiquiátrica e no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é promover troca de informações entre as estruturas envolvidas na oferta de serviços e na execução da política de saúde mental, incentivando o diálogo sobre o tema.

Equipe: Renata Valentim (produção e edição de conteúdo), Laura Bragança (reportagem), Samuel do Vale (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens)