Semana do Bibliotecário terá atividades nos campi Pampulha e Montes Claros

Palestras, minicursos e treinamentos constam da programação

Atividade da Semana do Bibliotecário 2016 na Biblioteca do ICA
Atividade da Semana do Bibliotecário, realizada em 2016 na biblioteca do ICA Comunicação BU

Em comemoração à Semana do Bibliotecário (12 a 16 de março), as bibliotecas do Instituto de Ciências Agrárias, da Escola de Ciência da Informação (ECI) e a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária (Dicolesp) prepararam atividades especiais.

Acessibilidade em bibliotecas, empreendedorismo, inovação e serviços de informação especializada estão entre os temas a serem abordados nas palestras organizadas pela Biblioteca da ECI para a Terceira Semana do Bibliotecário. O evento contará, ainda, com treinamentos e minicursos sobre o novo código de catalogação RDA, sobre indexação de imagens, gestão de conteúdo na web, entre outros. Como parte da programação, também será realizado o lançamento do catálogo Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira: trajetórias, no dia 15 de março, às 16h, na sala 1000 da ECI.

Para participar das atividades, é necessário se inscrever no site do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5112 ou pelo e-mail bib@eci.ufmg.br

As atividades do Quarto Encontro dos Bibliotecários do Norte de Minas, organizadas pela Biblioteca do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, serão realizadas no dia 16 de março. O evento terá palestras sobre O uso das mídias sociais no ensino superior, Bibliotecas nas mídias sociais: erros, acertos e perspectivas. Também será realizado o lançamento do livro O bibliotecário de referência e as novas tecnologias, escrito pelo bibliotecário Josiel Machado Santos.

Para participar do evento, também é necessário preencher formulário de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2101-7725 ou pelo e-mail  bibliotecadoica@gmail.com.

Por fim, a programação da Semana do Bibliotecário 2018, organizada pela Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, contará com visitas técnicas, palestras sobre formação e desenvolvimento de coleções especiais, além de minicursos sobre bibliografias de livros raros e identificação de técnicas de impressão.

Não é necessário fazer inscrição prévia, mas os espaços de realização do evento - setor de obras raras e auditório do quarto andar da Biblioteca Central - estão sujeitos à lotação. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4615 ou pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br

As atividades de todos os eventos têm, como público-alvo, bibliotecários, professores e estudantes do curso de Biblioteconomia. Serão emitidos certificados de participação.

Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG