Seminário da Canção Brasileira evidencia trabalho de mulheres

Em sua quinta edição, evento homenageia a compositora mineira Carmen Vasconcellos, que viveu entre 1918 e 2001

Músicos vão apresentar canções de compositoras brasileiras
Músicos vão apresentar canções de compositoras brasileiras Foto: Ariane Tsubouchit

Com o tema Mulheres Compositoras e Poetas Brasileiras, começa nesta terça-feira, 7 de novembro, o 5º Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG, projeto destinado à difusão da canção de câmara. O evento busca ser espaço de debate e divulgação dos trabalhos realizados por cantores, instrumentistas e compositores que tenham a canção brasileira como tema de suas pesquisas, criações e performances.

“A canção brasileira é um gênero que trabalhamos em nossas aulas e na nossa vida profissional como cantores líricos. Mas é possível perceber que há certo preconceito com a escolha de cantar canções líricas brasileiras. No próprio ambiente acadêmico, há muita valorização da ópera estrangeira. Nós temos um repertório nacional muito bom, valorizado fora do país, e queremos que o público brasileiro conheça esse repertório”, defendeu Luciana Monteiro de Castro, professora da Escola de Música da UFMG e coordenadora-geral do seminário, em entrevista ao Programa Conexões.

A compositora mineira Carmen Vasconcellos, que viveu entre 1918 e 2001, será homenageada nesta edição do evento, cuja programação inclui palestras, mesas-redondas e concertos.

“Naturalmente, a mulher aparece menos, não pela quantidade de composições, mas pela pouca evidência em uma época em que havia muito preconceito com a mulher que exercia a composição como prática profissional”, explicou Luciana de Castro, que foi aluna de Carmen Vasconcellos, que dava aulas no antigo Conservatório Mineiro de Música (atual Conservatório UFMG). “Dona Carmen foi nossa professora, aplicadíssima e dedicada ao trabalha. E era também muito boa compositora”, elogiou.

ouca-a-conversa-com-luiza-gloria-07-11-2017.mp3

O 5º Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG ocorre de hoje, 7, até sexta-feira, 10, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro). A programação completa pode ser consultada na página do evento.