Pesquisa e Inovação

Seminário discute problemas urbanos comuns ao Brasil e ao Reino Unido

O seminário Urban dialogues: Creating inclusive urban spaces in uncertain global times discute, de hoje (terça, 3) à próxima sexta (6), na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), problemas urbanos como moradia, pobreza e desigualdade, com base em experiências brasileiras e britânicas.

Coordenado pelo professor Clélio Campolina, aposentado da Face, o evento promove reflexão que busca inspirar os 24 jovens pesquisadores brasileiros e britânicos presentes e analisa como Reino Unido e Brasil podem ampliar cooperação e iniciativas conjuntas. “Faremos análise do problema urbano, comparando Brasil e Reino Unido e adicionando exemplos de outras partes do mundo. A ideia é identificar projetos de interesse comum que podem ser utilizados como base de políticas públicas para desenvolvimento urbano mais inclusivo”, explica Campolina, reitor da UFMG na gestão 2010-2014.

Segundo a professora Sarah Ayres, da Universidade de Bristol, também coordenadora do evento, "queremos escutar e aprender uns com os outros, para pensar em soluções criativas para problemas tão complexos que, devido à crise financeira global, não são devidamente discutidos”.

O evento é organizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e pela Universidade de Bristol, com patrocínio do British Council, do Newton Fund e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
Devido a condição imposta pelo British Council, o evento não é aberto à comunidade da UFMG.