Seminário sobre assistência segura ao paciente abre comemorações dos 90 anos do HC
Solenidade na Faculdade de Medicina, na próxima segunda-feira, 21, dará início às comemorações das nove décadas de criação do Hospital das Clínicas (HC). A conferência Há 90 anos celebrando a vida, a cargo da superintendente, professora Luciana de Gouvêa Viana, vai abrir seminário sobre qualidade e segurança na assistência à saúde, primeira atividade do calendário festivo.
De acordo a professora, a segurança do paciente é uma preocupação mundial, já que eventos adversos decorrentes de uma assistência insegura resultam em altas taxas de morbidade e mortalidade. "O evento vai possibilitar atualização, reflexão e compartilhamento de experiências nos diversos cenários da prática profissional que envolvem a segurança do paciente hospitalizado”, explica a professora.
“Aproveitamos a oportunidade de comemoração dos 90 anos para iniciar uma discussão de dois temas muito relevantes: qualidade e segurança”, ressalta Luciana de Gouvêa Viana, lembrando que o Hospital tem dois desafios nesse campo: a busca pelo crescente padrão de excelência no ensino, na pesquisa e na assistência e a garantia da segurança do paciente conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Por isso, nosso maior objetivo é promover, por meio do seminário, a sensibilização e a reflexão dos profissionais”, enfatiza.
A conferência de abertura do 1º Seminário de qualidade e segurança na assistência à saúde do HC-UFMG será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, campus Saúde, a partir das 19h. A programação do evento terá continuidade no dia 22.
O Hospital
Inaugurado no dia 21 de agosto de 1928, o complexo hospitalar surgiu do agrupamento de algumas clínicas ao redor da Faculdade de Medicina da então Universidade de Minas Gerais (UMG). Naquele mesmo ano, foi iniciada a construção de um prédio central. Em 1955, o complexo hospitalar passou a se chamar Hospital das Clínicas. Mais informações estão disponíveis na página do HC.