Institucional

Seminário sobre assistência segura ao paciente abre comemorações dos 90 anos do HC

Prédio do Hospital São Vicente de Paulo (atual Hospital das Clínicas), na década de 1960 Acervo HC

Solenidade na Faculdade de Medicina, na próxima segunda-feira, 21, dará início às comemorações das nove décadas de criação do Hospital das Clínicas (HC). A conferência Há 90 anos celebrando a vida, a cargo da superintendente, professora Luciana de Gouvêa Viana, vai abrir seminário sobre qualidade e segurança na assistência à saúde, primeira atividade do calendário festivo.

De acordo a professora, a segurança do paciente é uma preocupação mundial, já que eventos adversos decorrentes de uma assistência insegura resultam em altas taxas de morbidade e mortalidade. "O evento vai possibilitar atualização, reflexão e compartilhamento de experiências nos diversos cenários da prática profissional que envolvem a segurança do paciente hospitalizado”, explica a professora.

“Aproveitamos a oportunidade de comemoração dos 90 anos para iniciar uma discussão de dois temas muito relevantes: qualidade e segurança”, ressalta Luciana de Gouvêa Viana, lembrando que o Hospital tem dois desafios nesse campo: a busca pelo crescente padrão de excelência no ensino, na pesquisa e na assistência e a garantia da segurança do paciente conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Por isso, nosso maior objetivo é promover, por meio do seminário, a sensibilização e a reflexão dos profissionais”, enfatiza.

A conferência de abertura do 1º Seminário de qualidade e segurança na assistência à saúde do HC-UFMG será realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, campus Saúde, a partir das 19h. A programação do evento terá continuidade no dia 22.

O Hospital

Inaugurado no dia 21 de agosto de 1928, o complexo hospitalar surgiu do agrupamento de algumas clínicas ao redor da Faculdade de Medicina da então Universidade de Minas Gerais (UMG). Naquele mesmo ano, foi iniciada a construção de um prédio central. Em 1955, o complexo hospitalar passou a se chamar Hospital das Clínicas. Mais informações estão disponíveis na página do HC.