Pesquisa e Inovação

Seminário aborda pensamento econômico alemão no Brasil

Apresentação será baseada em capítulo da tese de residente pós-doutoral do Cedeplar

Luiz Felipe:
Luiz Felipe: historicismo e socialismo de EstadoArquivo pessoal / Facebook

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar-UFMG) promove mais um encontro no âmbito do 5º Ciclo de seminários sobre metodologia e história do pensamento econômico. O residente pós-doutoral do Cedeplar Luiz Felipe Bruzzi Curi vai abordar o tema Historicismo e socialismo de Estado na Alemanha. O seminário terá início às 14h30, no Auditório 1 da Face.

O texto-base da apresentação de Luiz Felipe é um capítulo da sua tese, Nationalökonomie nos trópicos: pensamento econômico alemão no Brasil (1889-1945), que está disponível na íntegra no repositório da Universidade de São Paulo (USP).

O pesquisador é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, tem mestrado e doutorado em História Econômica pela USP e cursou período-sanduíche de um ano na Universität Hohenheim, em Stuttgart, Alemanha. É residente pós-doutoral no Cedeplar e professor da disciplina Economia Brasileira B. Suas principais áreas de interesse são história do pensamento econômico (em especial, no Brasil e na Alemanha) e história econômico-social do Brasil (Primeira República e Era Vargas).

Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Metodologia e História do Pensamento Econômico do Cedeplar, o ciclo de seminários promove debates sobre produções de pesquisadores da UFMG e de outras instituições. A atividade é aberta ao público e não exige inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas no site do Cedeplar.